• Mariana Cartibani

Iluminação na área de atendimento odontológico

Atualizado: 10 de jun.

A qualidade da iluminação na área de atendimento do consultório é um item super importante para facilitar o seu trabalho!


Por isso, hoje vou falar sobre como melhorar a iluminação na sua sala de atendimento:


Não instale luminárias diretamente em cima do paciente, você vai acabar causando sombras, e pode atrapalhar seu atendimento. É interessante pensar em duas fontes de luz, cada uma de um lado da cadeira, assim você terá sempre um ambiente bem iluminado.


Ao comprar lâmpadas, busque três informações:


⏺Temperatura de cor: indica se a luz é mais branca-azulada ou amarela, na área de atendimento, aconselho que você escolha as de cor neutra, luminárias com temperatura de 4.000 a 4.500 K, que não alteram a cor dos objetos.


⏺Nível de ofuscamento (UGR): indica o grau de ofuscamento de uma fonte de luz. É importante verificar porque ambientes com iluminação maior que a necessária podem causar stress, dor de cabeça e tensão muscular, no paciente e no profissional. É melhor que o UGR seja menor que 19.


⏺Reprodução de cor (IRC): indica o quanto a luz reproduz as cores de forma fiel, interfere diretamente em como você percebe a cor. É ESSENCIAL escolher luminárias com o IRC acima de 85%.


📌Salva esse conteúdo para melhorar a iluminação do seu consultório, e depois me conta os resultados positivos que você teve com essas dicas!

1 visualização0 comentário