top of page
Foto do escritorMariana Cartibani

Quando contratar um arquiteto?


Você já teve dúvidas sobre qual é melhor momento para contratar um arquiteto?

A dor de cabeça por investir e sonhar com um espaço e no final ele ser construído errado, não conseguir aprovação da prefeitura, não saber o quanto vai gastar...isso pode ser evitado.

Esse artigo é para lhe ajudar a fazer a escolha na hora certa, evitando desperdício de tempo, dinheiro e materiais.

Existem diversas situações onde o papel do arquiteto é a diferença entre um bom investimento e dinheiro gasto sem planejamento. O papel essencial do arquiteto é planejar! A partir dele você pode saber se vale a pena investir naquele terreno, naquela sala comercial, e ainda qual o investimento necessário.

Então vamos lá:

SAIBA ONDE QUER CHEGAR

Parece simples e óbvio né? Mas a primeira coisa a saber qual é o objetivo. Você quer abrir uma clínica? Quer melhorar um cômodo da sua casa? Tenha em mente qual o resultado final que você deseja, isso faz toda a diferença na hora de saber o melhor momento para procurar um arquiteto.

Lembre-se que o papel do arquiteto é basicamente planejar para que que tudo ocorra bem, portanto sempre começa com um objetivo final.

ANTES DO QUE VOCÊ PENSA

Especialmente para novas construções, instalação de clínicas, consultórios e espaços comerciais, planejar significa também saber onde investir, e o arquiteto pode lhe auxiliar a escolher o melhor local para investir, portanto sempre que possível procure um profissional ANTES de definir o local.

JÁ SABE O LOCAL?

Beleza! Agora é juntar todo o dinheiro que pretendo investir na obra e só depois contratar um arquiteto, certo? Não necessariamente. O projeto precisa de um período para ser estudado, elaborado e concluído. Tenho observado que o melhor momento para contratar o arquiteto é no mínimo um mês antes do início da obra, para que o processo de projeto ocorra no tempo certo, sem ansiedade e sem sair “atropelando” as etapas, prejudicando o resultado final.

Já fui chamada com a obra prestes a começar e até mesmo em andamento, depois que o cliente viu que sem um projeto como documento para planejar a obra não havia como controlar custos, e esse tipo de decisão atrasada acaba por prejudicar o desenvolvimento do projeto e gera custos desnecessários.

Enfim, é isso! Espero ter ajudado a esclarecer que para planejar é preciso principalmente antecedência, portanto assim que perceber que precisa melhorar um espaço, ou quiser fazer um novo investimento, procure um arquiteto, ele lhe ajudará a aproveitar ao máximo esse investimento.

Gostou desse artigo? Curta nossa página no Facebook, nosso canal no Youtube e acompanhe nosso Instagram para ver um pouco mais sobre o nosso dia a dia.

Se ficou com alguma dúvida, envie um e-mail para contato@MarianaCartibani.com ou deixe um comentário no campo abaixo.

3 visualizações0 comentário
bottom of page